Prosa Livre


Liberdade... Todos a querem, mas poucos saberiam defini-la. Afinal, o que é ser livre? Ter o que se quer, ter quem se quer, poder fazer o que quiser. Acredito que ter o que quiser é uma questão de estabelecer objetivos e logo em seguida planos de como alcançá-los. Porque apenas estabelecer objetivos não vai fazer as coisas caírem do céu. Quanto a ter quem se quer, isso esbarra na liberdade alheia. Aquela velha questão da alma gêmea, a pessoa que gosta de nós tanto quanto e ao mesmo tempo que nós gostamos dela. Há quem acredite que isso existe. E finalmente, cabe uma reflexão: o que te impede de fazer o que você quer fazer? O medo? Esse é o sentimento que mais impede as pessoas de serem livres, e plenamente felizes.

A Liberdade cabe em todos nós, porém poucas pessoas sabem usá-las corretamente. Mas como saber usar corretamente algo que todos têm direito? Não há um jeito certo de usar a sua liberdade, porém você tem que tomar cuidado para não ir de encontro com a liberdade dos outros. Os nossos atos são reflexivos em nossa liberdade, podemos agir de certo modo até determinado ponto, mas não podemos em determinado ponto agir daquele modo. São coisas complexas que nos dão a liberdade e coisas simples podem nos tirar ela!

Na verdade, a coisa é menos complexa do que parece. Pense naquilo que fere a sua liberdade. Pense se você está fazendo aquilo com outras pessoas. Assim, você reduzirá esse problema consideravelmente. A questão é que as pessoas têm a tendência a pensar somente na própria liberdade. O que me intriga é que tem muita gente que diz querer a liberdade sem querê-la de fato. Quem está pronto para ser livre? Ser livre é mais complicado do que parece, e nem todo mundo tem peito para encarar a própria liberdade: há quem prefira continuar na rotina do que alterá-la por completo buscando a liberdade.

Mas de fato o que é ser livre? Não basta ter o Livre Arbítrio, tem que ter a responsabilidade para com ele. Quem tem coragem para pegar a responsabilidade para si tem o direito de ser livre. Isso deve bastar. O que é considerado ser livre? Ter o direito de ir e vir? Fazer as suas próprias escolhas? Não ter medo de errar e arriscar? A liberdade não é isso, pois confundem Liberdade com Libertinagem! Tem gente que não sabe até onde podem ir e trocam uma palavra pela outra, só que as outras que tem Liberdade de verdade, controlam seus impulsos, sabem onde devem chegar e o que podem fazer, não arriscam de mais e não saem prejudicadas. Mas eu me pergunto: Para que? Ter liberdade e não usar? O que faz da pessoa então merecedora da Liberdade se não a usa? E o que faz da pessoa merecedora da liberdade se a faz erroneamente? Deve existir um meio termo!

A liberdade é um conceito individual, significa uma coisa para cada pessoa. Uma pessoa é livre quando assim se considera, independente do que é a liberdade para os outros. Se para alguém ser livre é poder liberar os instintos, estaria esta pessoa condenada a ser um prisioneiro responsável ou um livre irresponsável? Não! A responsabilidade em ser livre é ser doutor de seus atos, assumi-los pelo propósito que eles têm. Mas é claro que poucas pessoas saberiam ser livres com responsabilidade, porque se ser livre é poder fazer tudo, essa é uma idéia bastante tentadora...

Do que é viver sem a tentação? Do que seria o homem sem a tentação da mulher? Do que seria o cão sem a tentação daquele belo bife mal passado quentinho que acabou de sair de uma fornada? Sem controlar os impulsos somos completos imbecis, agindo sem controle somos inescrupulosos, é claro que a liberdade requer responsabilidades, mas saber lidar com ela é o mais importante. Não importando onde e como requer usá-la, a tentação deve ser superada e devemos administrá-la, a medida do possível!

Ceder às tentações não é ruim se elas não afetarem as pessoas ao redor. Pense bem, se Eva não tivesse mordido a maçã, não estaríamos aqui, escrevendo esse texto.

Com isso eu concordo!

( Felipe Marquezelli & Álvaro Dyogo )

3 Comments:

Álvaro Dyogo disse...

Foi um prazer escrever com vc lipe, de vdd! xD

Unknown disse...

Igualmente!

@diegohag disse...

Gostei bastante do texto. A forma como abordaram o termo liberdade...

Eu poderia me considerar um guri livre... Mas sou tão presos a tantas coisas... Então acho que dificilmente uma pessoa pode ser totalmente livre, pois ainda há aqueles que são presos em si próprios...

Ah, qualquer dia me convidem para escrever também...

Ah, vai no meu e comenta as loucuras de Alice:

http://diegohag.blogspot.com

Postar um comentário