Paradoxo da Liberdade


Somos livres, porém estamos acorrentados. Os homens sempre nos falaram que temos o direito de fazer o que quisermos, porém são os primeiros a nos impor limites, param a nossa liberdade, restringem o nosso "eu".

Trabalhamos pela nossa liberdade, porém nunca a alcançamos, pois ser livre é fazer o que quiser, quando der vontade, arcando (mas muitas vezes, não) com as consequências. Ser livre não existe.

Para que definir liberdade se você não a poderá ter? A sociedade define o que é liberdade e ser livre, pois ela molda o que você acha ser a liberdade, te impõe limites e você acha que eles não existem e pensa que está agindo sozinho mas a sociedade sabe como você agiria e você nunca ultrapassa os limites.

Estamos acorrentados à sociedade, fazemos o que ela quer, seguimos suas tendências, pensamos que nós construímos a nossa identidade, mas é a sociedade que a faz, isso é quando ela surge.

Perdemos a condição de ser livre. Crescemos e quanto mais próximos da liberdade, mais ela se torna essencial e some. Nos tornamos peões do sistema.

( Felipe Marquezelli )

0 Comments:

Postar um comentário